Atenção
Preencha pelo menos um critério de busca.
Atenção
Selecione ao menos uma Instituição.
fechar
Fazer a busca pelo termo exato.
Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Pertence ao acervo: Unidade Filosofia / Biblioteca de Filosofia
Dissertação Estudo dos princípios de categorização na Biblioteconomia e Ciência da Informaçã Silva, Alessandra Rodrigues da
Nº. de chamada:
SIL EST
Autor:
Silva, Alessandra Rodrigues da
Resumo:
A categorização o processo cognitivo de compreensão das características dos objetos por critérios de similitude ou dessemelhança constitui-se na biblioteconomia e ciência da informação (BCI) como uma ação intrínseca à organização dos registros do conhecimento e representa a temática central deste trabalho. No âmbito teórico, a lógica categorial apontada como a mais influente na BCI e a matriz, por quase dois mil anos, para trabalhos em diversas áreas do conhecimento é a teoria clássica de categorização, idealizada pelo filósofo grego Aristóteles. Alguns estudiosos da BCI a visualizam em consonância com os trabalhos realizados pelo bibliotecário indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan (1892-1972), em especial as categorias fundamentais por ele propostas, expressas pelo acrônimo PMEST (personalidade, matéria, energia, espaço e tempo). Não se observa na literatura uma apropriação experimental de como se deu esta derivação e se ela realmente ocorreu. Em conformidade com isso, a partir da década de 1970, as análises na BCI passam a associar-se aos elementos cognitivos, que neste trabalho recebem a designação de gesto categorial. Objetivou-se, dessa forma, investigar a relação entre as teorias de categorização (clássica e cognitiva contemporânea) com os princípios categoriais de Ranganathan, observando a categorização enquanto um processo cognitivo, e compreender como se dá o gesto categorial nas diferentes instâncias de categorização na BCI (o classificador e o classificacionista) pautado nos escritos de Ranganathan. Partiu-se da pesquisa exploratória com a imersão teórica na temática dos conceitos, da classificação e da categorização. Observou-se nesta que a categorização se configura de maneira distinta conforme o período retratado e, ainda, a necessidade do resgate dos estudos orientados às categorias na BCI, já que se caracterizam como o fundamento na relação dos sujeitos com o ambiente. Abordou-se os princípios categoriais presentes na teoria clássica, na estrutura PMEST e na abordagem cognitiva comtemporânea. No âmbito empírico, empregou-se o protocolo verbal aos classificacionistas e aos classificadores através da realização de uma tarefa em um instrumento de recuperação da informação elaborado conforme os princípios categoriais de Ranganathan o Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira (TFCPB), seguido pela entrevista semiestruturada. Na análise do gesto categorial desses sujeitos, percebeu-se a existência de pontos que oscilam entre as diferentes propostas categoriais, bem como a ocorrência de certo enfraquecimento da estrutura PMEST na categorização que realizam, o que contraria um dos pressupostos traçados na pesquisa. De categoriais de Ranganathan transitem entre a teoria clássica e a abordagem cognitiva contemporânea, de forma que se miscigenam conforme o tipo de faceta que as categoriasretratam, além do já mencionado enfraquecimento da estrutura PMEST no emprego prático da categorização na BCI.
Tipo:
Dissertação
Exemplares:
1 ver itens
Classificação:
025.3 - Análise bibliográfica e controle ( catalogação, classificação, indexação e armazenamento da informação)
Listagem de exemplares
Código Nº. de chamada Nº.Exemplar Volume Número Tomo Edição Editora Ano Coleção/Série Status Detalhes
349 SIL EST 1 - - - - Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais 2010 / Disponível ver detalhes MARC Ref.Bibl.
Listas com este item 0
Fóruns com este item 0
Itens semelhantes 1
Capa do material com o título A indexação de livros do Autor Fujita, Mariângela Spotti Lopes
A indexação de livros
Autor: Fujita, Mariângela Spotti Lopes
Classificação: 025.3 - Análise bibliográfica e controle ( catalogação, classificação, indexação e armazenamento da informação)
  • 0
  • 0
  • 0
  • 0
ver todos